terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Capitalismo? Não, mercados!



A primeira vista parece um tanto estranho ler este título, certo? Na verdade não. E quem explica isso é o acadêmico anarco-individualista Gary Chartier. Libertário de formação e defensor do Mutualismo, o professor Gary Chartier nos brinda com uma entrevista dada à revista libertária americana Reason sobre a suposta contradição do termo.
A entrevista nada mais é que um pitada do que vem a ser o livro "Markets, Not Capitalism: individualist anarchism against bosses, inequality, corporate power, and structural power" (Capitalism não, mercados: o anarquismo individualista contra patrões, desigualdade, poder corporativo e poder estrutural - tradução livre). Markets... é um livro contendo ensaios de grandes nomes do mutualismo/ anarco-individualismo do passado como Benjamin Tucker, Joseph Pierre-Proudhon e Voltairine de Clayre, como os atuais Roderick Long, Kevin Carson e Sheldon Richman. Ensaios estes organizados tanto pelo próprio Gary Chartier quanto por Charles W. Johnson.

A entrevista ilustra um pouco do que é o pensamento econômico libertário individualista de esquerda. Serve como um chamariz para o interessante livro. Ficou com água na boa? Então assista a entrevista abaixo. Quer se aprofundar mais? Então baixe e leia o livro "Markets Not Capitalism" clicando aqui. E assim, conheça um pouco do mundo desses libertários.



Tradução do vídeo por Portal Libertarianismo.