segunda-feira, 18 de março de 2013

A Pergunta Final do Sr. Blodgett



Este artigo foi escrito para o jornal anarquista Liberty em uma resposta ao leitor chamado S. Blodgett. Tal artigo se encontra no livro chamado "Instead of a book: By a man too busy write one", uma coleção de artigos e ensaios de Benjamin Tucker publicados no jornal Liberty. Para baixá-lo clique aqui.
Por Benjamin Tucker
[Liberty, 28 de Abril de 1888]
Ao Editor de Liberty:
Eu tenho mais uma pergunta, e não me passa pela cabeça querer lhe complicar mais ainda nessa direção.
Você diz: "Eu não acredito em nenhum direito de propriedade inerente. A propriedade é uma convenção social".
Mas então, o Anarquismo reconhece a justiça de obrigar indivíduos a levar em conta convenções sociais?
S. Blodgett.
Grahamville, Florida.
Leitores que desejem refrescarem suas memórias sobre a serie de perguntas na qual se inclui a anterior devem consultar os números 115 e 117. A resposta à primeira pergunta no número 115 é na verdade uma resposta à pergunta colocada agora. Lá eu disse que a única compulsão de indivíduos cuja justiça o Anarquismo reconhece é aquela que compele indivíduos invasivos a abster de transgredir o princípio de igual liberdade. Agora, sendo a própria igual liberdade uma convenção social (não existem direitos naturais), é obvio que o Anarquismo reconheça a justiça de compelir indivíduos a levar em conta alguma convenção social. Mas disso não se segue que ele reconhece a justiça de compelir indivíduos a levar em conta toda e quaisquer convenções sociais.
O Anarquismo protege a igual liberdade (da qual a propriedade baseada no trabalho é simplesmente uma expressão numa esfera em particular), não porque seja uma convenção social, mas porque é igual liberdade, - isto é, porque é o Anarquismo em si. O Anarquismo pode muito bem proteger a si mesmo, mas aí sua missão acaba. Essa auto-proteção deve ser efetuada através de associação voluntária, e não através de governo; proteger a igual liberdade através de governo é invadir a igual liberdade.
__________________________________________________________________________________________
Benjamin Tucker foi um anarco-individualista e propagador do Mutualismo nos Estados Unidos. Atuou como tradutor, teórico político e econômico e trabalhou como editor para o jornal anarquista "Liberty".
Tradução de Rafael Hotz
Fonte: Portal Libertarianismo
Para ler: