terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quem Somos


Este blog é dedicado a propagação da filosofia política e ética anarquista. Contrário às ideias que se alinham com visões socialistas de estado ou capitalistas. De autores que vêem na autonomia dos indivíduos, na solidariedade e na igualdade de autoridade e oportunidade conquistas indispensáveis para toda a sociedade.

Os textos aqui produzidos são baseados no apoio de ações em defesa das minorias, justiça social, liberdades civis, cooperativismo, reforma agrária, livre mercado anti-capitalista, ambientalismo, sindicalismo, federalismo, ajuda mútua, comunitarismo, comunismo libertário, descentralização, etc. Acreditamos na ajuda mútua e no acesso livre entre indivíduos, não em privilégios econômicos. Em mercados libertos, não no capitalismo. Em sociedades comunais livres, não no bolchevismo. Defendemos o fim do capitalismo global no alcance de uma justiça social através da eliminação de privilégios políticos onde os capitalistas se apoiam.

Nos opomos de forma veemente contra o corporativismo entre estado x privado, militarismo, estatismo, monopólios (tanto estatal quanto privado), propriedade intelectual, intolerância cultural (racismo, sexismo, xenofobia e homofobia). Somos contra a propriedade privada, porém radicais em reivindicar a posse dos meios de produção de quem os ocupa e usa, pois acreditamos que um indivíduo livre é dono do fruto de seu trabalho. Não somos contrários aos mercados enquanto este atua em um modelo anti-capitalista, pois acreditamos no livre comércio e no benefício mútuo que esse mecanismo gera na sociedade neste contexto específico. Defendemos o comércio baseado em cooperativas coletivas e na produção e distribuição comunal. Favorecemos ações alternativas como ação direta, institutos, grupos de estudo e outros projetos que fogem do sistema eleitoral.