sexta-feira, 18 de abril de 2014

Como a classe trabalhadora é explorada?



Escrito pelo blog Mutualism
De acordo com a teoria do valor-trabalho existe uma diferença entre valor de uso e valor de troca (para pessoas que pensam que a TVT é besteira, eu irei explicar a exploração do trabalho até mesmo sem a TVT depois de um tempo, mas é mais fácil iniciar assim). Valor de uso é o uso que um indivíduo pode ter de um certo bem ou serviço, enquanto o valor de troca é o preço — isto é, que esse bem ou serviço pode ser barganhado no mercado. No longo prazo, com concorrência livre, o valor de troca de bens facilmente reproduzíveis irá simplesmente variar em torno do valor trabalho, ou o custo de reproduzir o mesmo bem.

Na economia capitalista, trabalho é tanto um bem que é comprado e vendido, quanto um fator de produção que fornece outros bens seu valor. Isso significa que trabalho tem uma função dual; é o valor de troca que é determinado pelo quão necessário reproduzir esse trabalho (que é alimento e habitação para o trabalhador e sua possível família — juntamente, quando é sobre trabalho que requer qualificação maior, um salário alto o bastante para atrair esse tipo de força de trabalho), enquanto é o valor de uso que é decidido pelo quão esse trabalho contribui para a produção.

Isso significa, por sua vez, que o valor de uso de trabalhadores, na economia capitalista, deve ser maior que o valor de trocas de trabalhadores. Se o valor de troca é maior que o valor de uso — isto é, se o trabalho custa mais do que o que isso rende — então não existe capitalista no universo que contrataria. Se o trabalho rende em 1000 dinheiros, mas custou 2000 dinheiros, seria uma completa perda contratar tal força de trabalho; se o trabalho, ao contrário, rende 2000 dinheiros, mas custou 1000, a força de trabalho seria um completo ganho. A diferença entre o valor de uso e o valor de troca é normalmente chamado de “mais-valia”, isto é, o valor que o trabalhador cria mas que vai para o empregador. A mais-valia é também que, em primeira mão, forma o lucro para o capitalista (em que ele ou ela pode aumentar através de barreiras de mercado que conduzem ao poder de monopólio ou oligopólio). O lucro e a exploração são, portanto, dois lados da mesma moeda, para ser explorado é necessário que haja alguém para lucrar de seu trabalho, e para lucrar é necessário o trabalho de alguém ser explorado. Isso conduz Benjamin Tucker para a opinião que “lucro é outro nome para pilhagem” (Coughlin, Hamilton and Sullivan (red.) Benjamin R. Tucker and the Champions of Liberty”, s. 29).

Através da teoria do valor trabalho, como tal, é muito fácil mostrar como a classe trabalhadora está sendo explorada pelos capitalistas. Sem surpresa, esta teoria não é usada pelos economistas nacionais modernos que, ao invés, usam diferentes tipos de teorias de utilidade marginal (que como Kevin Carson previamente apontou, não é de qualquer meio “errado” — mas tal teoria deve ser incorporada dentro de uma mais compreensiva teoria de valor-trabalho ao invés de ser colocada contra ela, porque as teorias de modo algum contradizem uma a outra). Como estas teorias não usam termos como “valor de uso” ou “valor de troca” é mais difícil provar mais clara e concisamente essa exploração (talvez um fator que contribui em por que, de forma relativamente rápida, se tornou tão popular nas economias burguesas?) — mas essa relação exploratória que é fundação da economia capitalista pode, claro, ser ilustrada sem estes valores. Ao invés de falar sobre valores de uso e troca, eu irei mostrar essa relação através de exemplo, e desmascarar os argumentos pró-capitalistas fomentados contra eles.

Imagine um trabalhador que executa trabalho assalariado para uma empresa que produz e vende pregos de ferro, enquanto a companhia lucra. Qual é a fonte desse lucro? As receitas, que são mais altas do que as despesas. O que são as receitas? A venda de pregos de ferro. O que são as despesas? Aluguéis, investimentos de capital e — isso mesmo — força de trabalho. Os aluguéis provavelmente não serão afetados (ao menos que o capitalista possua a terra e edifícios que ele os aluga para outro dono/ capitalista de terra, que coloca seu próprio preço em relação ao mercado atual). Os investimentos de capital são também uma coisa que não podem ser afetados a um nível maior, quando tal fator — do mesmo modo como aluguéis — é feito através de comércio com outros capitalistas. O que o próprio capitalista pode afetar é o custo da força de trabalho que ele usa, e como o modo de produção fica. Aqui ele pode gerar lucros por pagar aos trabalhadores o mais baixo que possivelmente conseguir — que significa embora lucro tão grande quanto possível para si próprio, todas outras coisas iguais. 

As maiores objeções pró-capitalistas são normalmente estas:
1) O capitalista está tomando todo o risco, ele merece essa mais-valia (mesmo se liberais e conservadores raramente queiram chamar isso de mais-valia)!
2) O capitalista contribui através da fábrica e do maquinário, claro, ele deve ter esse excedente (mesmo se...)!

E estas objeções são razoáveis numa economia capitalista; é correto dizer que o capitalista é aquele tomando risco e aquele contribuindo com a fábrica e o maquinário. O que os liberais esquecem é que nós, libertários socialistas, não queremos um modo de produção capitalista; essas objeções se tornam bastante sem sentido. Por que é que o capitalista tem a possibilidade para possuir fábricas e tomar o risco para produzir com a promessa de enormes lucros? As relações de propriedade de hoje em dia não são dadas pela natureza, porém é um resultado de uma evolução econômica baseado, primeiro e principalmente, na violência e coerção, intervenção estatal e jogos de poder capitalista. Nós, socialistas, não queremos roubar os capitalistas de suas “recompensas” na economia capitalista como os liberais capitalistas presumem; nós queremos substituir o capitalismo com outra coisa, onde estas relações de propriedade não mais se aplicam e onde o trabalho — ao invés da usura, seja a fonte de renda. Eu ainda tenho que mostrar a exploração da força de trabalho sem a ajuda de uma teoria do valor trabalho — porque isso não pode ser explicado na linguagem marginalista sem um contra-exemplo. Por causa da orientações dos blogs, Eu estou, claro, escolhendo um contra-exemplo mutualista.

Vamos imaginar que ao invés de capitalismo e trabalho assalariado nós tivéssemos uma ordem econômica mutualista. Produtores autônomos possuem seus próprios meios de produção, grandes produtores trabalham conjuntamente e a própria produção deles cooperativamente, investimentos são feitos através de cooperativas de créditos e bancos mútuos enquanto a posse da terra é decidida baseada na ocupação e uso. Nós imediatamente nos livraríamos do aluguel sobre a terra, porque essa posse é baseada na posse da terra capitalista e é impossível com ocupação e uso. Os bancos mutualistas e cooperativas de crédito, ademais, significam que os produtores autônomos e cooperativas de trabalhadores não tenham mais que confiar em capitalistas com muitos recursos para fazer investimentos. Que os produtores possuem diretamente o local de trabalho deles torna nenhum lucro necessário para pagar a um dono específico, quando as receitas deduzidos das receitas que vão para o investimento adicional (se os produtores estão interessados em produzir para amanhã) — vão diretamente para os trabalhadores. Aqui nós vemos uma ordem econômica onde nenhum lucro capitalista é necessário — o capitalista está fora de cena. Se o meu trabalho cria 2000 dinheiros então minha receita é também 2000 dinheiros; onde eu sozinho (e possivelmente meus trabalhadores cooperados, se eu trabalho cooperativamente) decido o quanto de minha receita deve ir para o meu consumo e quanto deve ir para futura produção. Eu contribui então com o trabalho que eu ganhei 2000 dinheiros para o negócio e eu recebo 2000 dinheiros por isso; algo completamente diferente do que o que nós podemos ver na economia capitalista construída sobre hierarquia, com o capitalista no topo e os trabalhadores embaixo.

Quando nós comparamos estes dois exemplos a exploração se torna mais aparente. Mesmo se você que lê isso estiver relutante para usar termos como valor de troca e valor de uso, nós podemos a partir destes dois exemplos ver claramente uma diferença entre valor de uso e troca na economia capitalista, enquanto valor de troca de trabalhos na alternativa socialista mutual é irrelevante, quando o processo inteiro é baseado no valor de uso. O liberal, que é relutante a aceitar qualquer pensamento de “usurpação”, poderia substituir “valor de troca” com “o preço de trabalho” e “valor de uso” com “o que o trabalhador contribui para produção”, se isso torna os conceitos mais fáceis para compreender. Que nos conduz para nossa próxima objeção pró-capitalista ao fato de que a classe trabalhadora é sistematicamente explorada na economia capitalista:

3) Você está esquecendo da preferência temporal! Algo hoje vale mais do que algo amanhã, por causa das avaliações subjetivas dos humanos — o capitalista desiste de algo hoje, investe na produção, para receber mais amanhã — todo mundo está feliz!

Preferência temporal, com todo o devido respeito, tal coisa existe para o mais alto nível na consciência humana; mas o pensamento que capitalismo é legitimado por causa da preferência temporal é, mais uma vez, algo que vem a partir da ideia de que as relações de propriedade capitalista são algo “natural”, junto com a produção baseada no capitalismo proprietário e trabalhadores sem propriedade. Mais uma vez, por esse motivo: uma defesa brilhante do capitalismo se pressupomos o capitalismo, mas algo bastante inútil se nós discutimos alternativas socialistas. Porque, na alternativa mutualista acima, no que está baseada a preferência temporal? Preferência temporal está baseada no que tem sido mencionado acima: a decisão dos trabalhadores sobre quanto das receitas eles devem usar para eles mesmos e quanto devem ser reinvestidos na produção. Kevin Carson apresenta essa relação numa forma excelente:

“Numa economia (...) como teria existido tivesse o livre mercado sido permi tido se desenvolver sem roubo em larga escala, a preferência temporal afetaria apenas os cálculos dos trabalhadores de seu próprio consumo presente versus seu próprio consumo futuro. Todo consumo, presente ou futuro, seria o resultado inquestionável do trabalho. É apenas numa economia capitalista (isto é, estatista) que uma classe proprietária, com riqueza supérflua mui to além de sua habi l idade de consumi r, pode se manter na ociosidade emprestando os meios de subsistência para produtores em troca de uma revindicação sobre a produção futura.”
 - Kevin A. Carson, “Estudos na Economia Política Mutualista, Capítulo 3

Se nós usarmos a teoria do valor-trabalho, ou se nós excluirmos completamente ela de nossa análise, a resposta é a mesma: a classe trabalhadora é explorada na economia capitalista, quando essa é comparada a uma alternativa socialista. Todas as pessoas produtivas em nossa sociedade ganham a partir do socialismo libertário e anarquista — enquanto os perdedores são as classes parasitas: os capitalistas e os donos de terra, que vivem dos trabalho de outros. Reacionários liberais e economistas nacionais burgueses em defesa da ordem existente, com o devido respeito, mas essa defesa é tão falha que até mesmo um texto tão curto como esse pode facilmente acabar com isso.

Traduzido por Rodrigo Viana. Para ler o original clique aqui.