segunda-feira, 28 de abril de 2014

Resposta a “Mutualistas são apenas anarco-capitalistas tentando parecer socialistas”


Por Jakob Pettersson “Sushigoat”


É uma coisa comum para anarco-comunistas e anarco-capitalistas se juntarem em uma aliança profana contra a relativamente pequena e marginalizada facção mutualista da comunidade anarquista. Eu realmente não crio o sectarismo entre um grupo de pessoas com uma lista enorme de objetivos comuns compartilhados e geralmente isso parece uma tentativa infantil, de ambas as partes, para atribuir coisas aos mutualistas aos quais os mutualistas não acreditam. O ataque de que nós somos socialistas posers é totalmente repugnante. Aqui está algumas das coisas que eu ouço muito sendo lançadas:


Kevin Carson concorda com os anarco-capitalistas em alguma ética = ele é um anarco-capitalista!


Eu (sushigoat por referência) considero Kevin um amigo meu, falo com ele quase que diariamente no twitter e aprendo muito. Eu sempre acho estranho quando eles falam sobre Kevin como algum tipo de “capitalista de armário”, que utiliza retórica anti-capitalista a fim de ferir o movimento anarco-capitalista e apelar para os esquerdistas. Carson, em minha experiência, é sempre honesto sobre sua intenção e inspiração. Ele TEM sido inspirado pela escola austríaca e de forma alguma ele é desonesto quanto a isso. Ele também tem sido inspirado por Marx e os marxistas, agrários como Ralph Borsodi e neo-ludistas como Kirkpatrick Sale. Suas influências são muitas para se contar e eu não vejo porque sua leitura e compreensão dos austríacos é algum tipo de heresia entre os círculos anarquistas. Kevin frequentemente nota que, mais do que o contrário, ao passo que ele permanece sincero à teoria do valor trabalho e do fundamento da ocupação e uso de propriedade, liberais honestos concordariam com suas análises se eles realmente rejeitassem o estado. Ele é, em minha opinião, inclusivo, não exclusivo: e embora sua definição de capitalismo e socialismo possa provocar ao ultraliberal da escola austríaca ataques de fúria e possivelmente a destruição da propriedade privada, aqueles que são mente aberta geralmente constatam mérito em seu argumento.


Mutualismo é apenas ancaps tentando parecer socialista!


Essa tal declaração é estranha pra mim, em parte porque Josiah Warren, Pierre-Joseph Proudhon, Lysander Spooner e Thomas Hodgskin precederam muito pouco o anarco-capitalismo da escola austríaca. Quão absurdo é pensar que a imitação precedeu o original? Mas sério, achar que estamos sendo desonestos sobre nosso anti-capitalismo porque apoiamos assuntos geralmente (e falsamente) ligados ao capitalismo é ofensivo para mim. Qual é a definição do capitalismo se nada além de um sistema de classe baseado no modo de produção capitalista? Mutualistas apoiam o modo de produção capitalista? NÃO. Proudhon, indiscutivelmente o fundador do mutualismo, foi um dos primeiros a apontar a imoralidade de tal sistema e suas críticas ainda estão de acordo acerca da maioria dos mutualistas. Mutualismo, para ser claro, não tem uma oposição normativa contra arrendamento e extração da mais-valia (assim como muitos anarquistas sociais não tem). Nós não queremos proibi-lo ou punir pessoas que o busca. Nós apenas não concordamos que (A) estas ações serão proeminentes na economia sem estado, (B) de que a proeminência destas ações são positivas para a sociedade e (C) de que estas ações são vitais para uma economia crescer e satisfazer a necessidade humana. Na verdade, nós achamos a última proposta desagradável e vulgar. Acreditamos que em uma sociedade saudável os trabalhadores controlam os meios de produção, que é coerente com as escolas de economia socialistas. Nos diferimos dos coletivistas, como Bakunin, porque somos desconfiados da coletivização onde a individualidade poderia ser fomentada, mas não somos de nenhuma forma RADICALMENTE diferentes. Nós somos todos, do sindicalismo mutualista de Dyer Lum ao individualismo áspero de Benjamin Tucker, anti-capitalistas porque apoiamos estratégias para livrar o trabalhador dos donos do capital.


Nós, anarco-capitalistas, nos opomos [insira um assunto] e promovemos [insira outro assunto] também!


Não consigo ver a relevância disso. Bem, eu suponho. Tenho nada contra isso, na verdade eu acho isso genuinamente positivo. Não estou envergonhado. Kevin Carson, pessoas do libertarianismo de esquerda e a pequena, mas crescente comunidade mutualista não estão fora pra para te destronar, cara. Nós apontamos o que achamos ser incoerente, estranho e negativo em sua ideologia quando achamos necessário, mas essa não é a principal função dos mutualistas. Se você é tão egocêntrico que pensa que o crescente coletivo de pessoas do libertarianismo de esquerda na internet está se estabelecendo para destruir você e sua comunidade anarco-capitalista, então você não compreendeu a porra toda e nós realmente não temos vontade de visar o seu interesse. Nós estamos estabelecidos para efetuar a versão esquerdista radical e social de uma economia livre. LIVRE caso você queira fazer suas coisas, faça suas coisas, mas não vá chorar para sua estatueta do Hans-Hermann Hoppe se nós não estivermos dispostos a partilhar em sua sociedade favorita.


Mutualismo é apenas uma forma para enganar pessoas de outro anarquismo de esquerda/ marxismo libertário. Eles se enganam de que são radicais, mas na verdade, eles são reacionários adoradores do mercado e eles são prejudiciais para a revolução.


Isso é sempre um assunto engraçado porque eu sinto que mesmo tentando responder isso, eu estaria dando muito crédito. Estas pessoas não entendem nada sobre mutualismo, nem tem intenção de descobrir qualquer coisa sobre isso. Se você ouvisse o que nós dizemos ao invés de chorar e se masturbar sobre qualquer questão estética, você compreenderia o mutualismo e os mutualistas, veria que nós não somos radicalmente diferentes de você: somos pessoas que partilham do objetivo de abolir o estado e o capital contigo. Uma vez que ambos acreditam na liberdade individual e conjunta, eu tomo isso do qual poderíamos encontrar uma forma de coexistir. Nós temos críticas legítimas de um com o outro e questões para perguntar um ao outro, mas para fazer isso vocês devem parar de agir como a porra de uma criança e começar a se comunicarem conosco em bases iguais e mútuas que ambos dizemos apoiar.


Traduzido por Rodrigo Viana. Para ler o artigo original clique aqui.




Sushigoat é um blog que aborda assuntos corriqueiros, bem como anarquismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário